Home
Serviços
Patologias Atendidas
Convênios Médicos
Supervisão
Tire Suas Dúvidas
Processamento Auditivo Central
Fonoaudiologia
Fonoaudiologia e Prevenção
Saúde do Trabalhador
Artigos
Publicações
Localização
 
 
 
 
 
 
 

Teste da Linguinha

 

O teste da linguinha deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê, ou seja, em até 72 horas após o nascimento. Caso não seja possível pode ser feito em até 30 dias, porém, quanto antes, melhor. Através do teste da linguinha é possível verificar se a membrana situada na parte inferior da língua (frênulo) está em tamanho correto a fim de não atrapalhar a amamentação. Sabe-se que bebês com alteração no frênulo lingual podem sugar menos vezes por minuto, demorando mais na mamada e cansando-se mais, chegando às vezes a perder peso ao invés de ganhar. Caso seja verificada alguma má formação, é possível haver uma intervenção para que o bebê possa sugar corretamente, com a força necessária para se desenvolver e ganhar peso. Previnem-se também problemas de dentição e língua presa, que podem levar a trocas na fala. Estas trocas manifestam-se assim que a criança começa a desenvolver a fala e linguagem.

 

 O Teste da linguinha foi criado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli. A lei foi sancionada pela presidência da República e publicada no Diário Oficial da União, em edição especial em 23 de junho de 2014 (Lei n. 13.002/14), tornando o teste obrigatório em recém-nascidos.

 

 O exame consiste na observação das estruturas anatômicas, da força no momento da sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, respiração, entre outros aspectos. Confirmando-se a existência de má formação ou qualquer alteração, o bebê será encaminhado para intervenção cirúrgica.

 

Publicado em 13/04/2015

 
 

Perguntas mais frequentes dos pacientes

Supervisão Atendimento a profissionais da área

PAC Processamento Auditivo Central

 

Contato

Fone: (11) 3699-2049

Fone/Fax: (11) 3682-5040

E-mail: fonoaudiolu@uol.com.br

 

©Fonoaudiolu 2006/2017  Política de Privacidade   E-mail: fonoaudiolu@uol.com.br