Home
Serviços
Patologias Atendidas
Convênios Médicos
Supervisão
Tire Suas Dúvidas
Processamento Auditivo Central
Fonoaudiologia
Fonoaudiologia e Prevenção
Saúde do Trabalhador
Artigos
Publicações
Localização
 
 
 
 
 
 
 

Tire suas Dúvidas em Fonoaudiologia

 

O que é a terapia fonoaudiológica?

 

  A terapia fonoaudiológica ou fonoterapia é uma sessão terapêutica, onde são tratadas as alterações que foram detectadas na avaliação. São realizados exercícios específicos para estimulação da fala, linguagem, audição, voz e motricidade oral. Dependendo da idade do paciente são utilizados materiais lúdicos (jogos e brinquedos) para estimulação indireta ou os exercícios são realizados diretamente, caracterizando terapia diretiva. O tratamento fonoaudiológico só pode ser realizado por fonoaudiólogo (a).

 

Meu filho está gaguejando muito, será que isso passa?

 

  A gagueira infantil ou disfluência fisiológica pode se manifestar desde os primeiros anos de vida (muitas vezes logo que a criança começa a falar pequenas frases) e pode se estender até cerca de 7 ou 8 anos de idade.  A disfluência fisiológica pode apresentar prolongamentos  (aaaaaaaaaaaaaaa minha mãe...), repetição de vocábulos, sílabas ou frases inteiras ( eu vou, eu vou, eu vou, na casa da vó...) e bloqueios (p......... pega a bola...), entre outras alterações no ritmo.

  Através da avaliação fonoaudiológica o especialista traça um perfil da comunicação e pode orientar, acompanhar ou iniciar o tratamento fonoaudiológico para gagueira, levando em consideração as observações feitas e a história pessoal e familiar da criança.

 

Minha filha parece desatenta, chamo várias vezes e não responde. Será que não ouve bem?

 

  A audição deve merecer o mesmo cuidado que os demais órgãos do sentido. Levar a criança para realizar exames de audição mesmo que não haja queixa de dor de ouvido ou infecção (otites) é sempre importante. A audiometria avalia o grau da audição e aliada a outros exames complementares pode indicar se há perda de audição ou não.

  O comportamento disperso da criança pode também interferir em sua aprendizagem e memorização, portanto, é recomendável a avaliação audiológica e fonoaudiológica.

 

Falo o dia inteiro e à noite estou rouca, será que tenho algum problema sério?

 

  A rouquidão por uso inadequado da voz, ou abuso vocal, pode ser indício de alterações nas pregas vocais. Após exame laringoscópico realizado por médico otorrinolaringologista, o tratamento fonoaudiológico é iniciado para orientar o paciente a usar a voz corretamente através de terapia vocal.

 

Alguns alunos em minha sala não conseguem se alfabetizar. Como posso ajudá-los?

 

  A dificuldade em aprender a ler e escrever pode ser indicativo de distúrbio de aprendizagem. É necessário que a criança seja encaminhada, tão logo a dificuldade seja identificada, para avaliação fonoaudiológica, psicológica e/ou neurológica. O correto diagnóstico permitirá que a criança seja estimulada para aquisição da leitura e escrita. Dentre as patologias que podem manifestar distúrbios de aprendizagem estão: dislexia, disfunção do processamento auditivo central, surdez, miopias severas, atrasos no desenvolvimento neuro-psico-motor, atraso no desenvolvimento da linguagem, etc.

 

Existe terapia para quem respira pela boca e ronca à noite?

 

  A respiração bucal e o ronco noturno merecem atenção especial em qualquer idade. A avaliação médica e fonoaudiológica podem detectar se é de origem viciosa ou orgânica. A terapia para correção das alterações respiratórias visa estabelecer a respiração nasal, fortalecer a musculatura orofacial e adequar padrões mastigatórios e de deglutição, que na maioria das vezes encontram-se prejudicados no respirador bucal.

 

O que é o teste da orelhinha?

 

  O Teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame de audição (Emissões Oto acústicas) realizado em recém-nascidos, para diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame pode ser feito ainda no berçário, ou de preferência nos três primeiros meses de vida. É possível detectar se há surdez permitindo intervenções precoces como a protetização (colocação de aparelho auditivo) para que o desenvolvimento da audição e fala ocorra dentro do esperado.

 

O que é língua presa?

 

  O termo “língua presa” é usado para descrever a língua cujo freio é muito curto e não permite mobilidade adequada para realização de sucção, mastigação, deglutição e fala. O tratamento pode ser cirúrgico devendo ser avaliado pelo pediatra, otorrinolaringologista ou odontopediatra. Após a intervenção cirúrgica, a (o) fonoaudióloga (o) inicia o atendimento para obter e manter o alongamento do freio lingual, propiciando a mobilidade de ponta de língua.

 

Aparelho auditivo melhora qualquer tipo de surdez?

 

  A indicação de aparelho auditivo é realizada para qualquer tipo de surdez. São muito raros os casos que não se beneficiam com o uso de prótese auditiva. O aparelho auditivo permite a amplificação dos sons ambientais e da fala, permitindo melhor compreensão de diálogos, TV, rádio, etc. Os aparelhos digitais têm tecnologia altamente sofisticada que permite que os sons da fala sejam priorizados e que os ruídos ambientais não se tornem desconfortáveis, mesmo para pessoas que são sensíveis a qualquer tipo de ruído.

 

O que é processamento auditivo central?

 

  A avaliação do processamento auditivo central consta de uma série de testes que avaliam a discriminação, memória, compreensão da fala em situações de escuta difícil. É recomendada em casos nos quais, a aquisição da leitura e escrita está prejudicada, bem como compreensão/interpretação de texto, troca de letras na escrita, dispersão, lentidão na aprendizagem em geral, dificuldade para se concentrar em ambiente ruidoso. A avaliação é realizada em duas sessões e após a análise das respostas obtidas nos teste é elaborado o relatório descritivo e feita a devolutiva. O exame é realizado em crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos.

 
 

Perguntas mais frequentes dos pacientes

Supervisão Atendimento a profissionais da área

PAC Processamento Auditivo Central

 

Contato

Fone: (11) 3699-2049

Fone/Fax: (11) 3682-5040

E-mail: fonoaudiolu@uol.com.br

 

©Fonoaudiolu 2006/2017  Política de Privacidade   E-mail: fonoaudiolu@uol.com.br